O PIX é um meio de pagamento que está fazendo muito sucesso entre os brasileiros. A criação foi do Banco Central e a vantagem desse método é a possibilidade de transferir recursos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, inclusive nos fins de semana e feriados.
Anteriormente ao PIX, era necessário realizar transferências entre bancos, e quando uma das partes não tinha conta no mesmo banco, entrava em ação o TED ou o DOC. Ambas transações eram pagas, no caso do TED demorava algumas horas, enquanto o DOC, até dias e nenhum era compensado no fim de semana e feriados.
Ou seja, muitas mudanças positivas vieram com o PIX. Para ter acesso a essa facilidade, é importante que o cidadão cadastre uma chave em seu banco, que pode ser seu CPF, e-mail ou telefone.
Para ambas as situações, o PIX trouxe muitos benefícios.
Os primeiros testes do PIX mostraram que a pessoa física poderia usufruir de uma praticidade para transferir recursos. É verdade, afinal, não é necessário pegar muitos dados do beneficiado para conseguir enviar dinheiro.
O serviço gratuito é outro ponto que merece destaque, pois muitos bancos cobravam de seus correntistas um valor fixo para fazer TED ou DOC.
A rapidez não pode deixar de ser mencionada, uma vez que o PIX é realizado em poucos segundos a qualquer hora e dia.
Nenhum meio de pagamento oferecia tantas possibilidades como o PIX. Afinal de contas, não é só para transferência de recursos que ele está disponível, mas também para a quitação de boletos fazendo a leitura do QR CODE.
Para as empresas, os testes com o PIX foram muito satisfatórios, pois a rapidez com que as operações de pagamento são realizadas, é interessante para o negócio dos dois lados.
Desde o recebimento dos seus clientes até o pagamento de fornecedores e outros serviços são facilitados pelo PIX.
Com relação a cobrança, algumas Instituições Bancárias cobram uma porcentagem por cada PIX.
O comércio ganha com o PIX, pois, para vendas a vista, é possível ter um recebimento rápido e de fácil conferência.
As empresas podem usar o PIX ainda para as seguintes operações:
Com tantas vantagens, o PIX é um sucesso desde o seu lançamento. Mais de 90% das operações bancárias entre pessoas físicas têm sido feitas por meio desse método de pagamento.
O Banco Central está ampliando o uso de mecanismos entre o pagador e o recebedor para evitar fraudes. As Instituições bancárias devem averiguar as notificações de fraudes vinculadas aos usuários finais, mesmo em procedimentos não vinculados ao PIX, como por exemplo: abertura de contas.
O número de fraudes motivou a criação da resolução em que as Instituições cuidem as consultas de chaves PIX excessivas e que não resultam na liquidação.
Além disso, o Banco Central determinou que a instituição bancária tem responsabilidade, caso a fraude for comprovada por causa de falhas nos mecanismos de segurança e gerenciamento de riscos.
Para evitar fraudes, as Instituições deverão utilizar as informações vinculadas à chave PIX do usuário para autorizar ou rejeitar transações.
O Banco Central instaurou algumas medidas que vão ajudar a melhorar a segurança do PIX. Elas entraram em vigor em Novembro de 2021, confira:
O objetivo dessas novas medidas do PIX é fornecer mais segurança nas transações e possibilitar a recuperação dos recursos para as vítimas de alguma fraude ou extorsão.
Fale com a Nova América e tenha uma equipe de especialistas ao seu dispor para ajudar com as questões fiscais e contábeis da sua empresa.