Alguns empreendedores ainda têm dúvidas sobre o que é ICMS, no entanto se trata do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços é uma tributação estadual, inclusive, as alíquotas se diferem de acordo com o estado.
A sua cobrança é feita mediante toda a movimentação de mercadorias e também, da prestação de serviços de telecomunicações e transportes.
Em linhas gerais, todas as empresas que comercializam algum tipo de produto, precisam pagar o ICMS. Com relação aos prestadores de serviços, somente as companhias que atuam com transportes e telecomunicações tem essa obrigatoriedade segundo o art. 155 inciso ll da Constituição Federal.
De forma clara, esse tributo é cobrado nas seguintes situações:
Com relação a quem paga o ICMS, é preciso entender que em todas as operações de compra e venda de mercadorias necessita da emissão de nota fiscal. E quando isso é feito nas categorias que incide o ICMS, então, ele deve ser destacado.
Portanto, é dever recolher o ICMS na venda, transferência ou transporte. No entanto, em algumas situações também, é necessário pagar o imposto na compra, como é o caso das importações.
Inclusive, até os empreendedores individuais pagam esse imposto, no entanto, de uma forma diferente, pois o valor já vem incluso na guia mensal que ele paga todo o dia 20, a Arrecadação Simplificada.
As demais empresas pagam o imposto após o balanço mensal da contabilidade, onde são analisadas a quantidade de emissão de notas fiscais e apurado o valor do imposto.
O ICMS é de competência Estadual, por isso, cada estado possui uma alíquota diferente. Confira!
Além de saber o que é o ICMS, é fundamental que os empreendedores tenham ciência que o ICMS é um tributo não cumulativo.
Isso significa que existe um sistema que não permite que o imposto seja cobrado mais de uma vez sobre a mesma operação. É o conhecido sistema de créditos do ICMS.
Ou seja, se você paga o ICMS na compra, não vai pagar ele em sua totalidade na venda, somente a diferença.
O controle disso tudo é bastante complexo, por isso, é fundamental contar com uma contabilidade especializada para realizar os cálculos corretos. Conte com a Nova América para sua empresa superar este momento!
Gostou do conteúdo? Confira também: Entenda o que é o IPI e como ele influencia o mercado