Os casais podem declarar imposto de renda juntos ou separados. Por causa da existência dessas duas opções, a maioria das pessoas ficam com dúvidas com relação as vantagens de cada uma.
A verdade é que não existe uma receita pronta para dizer qual dessas alternativas é A melhor. A única coisa que pode ser feita são as simulações no programa, onde ambos poderão analisar se existem mais benefícios fiscais na declaração em conjunto ou em separado. Entenda!
Nessa opção, apenas um deles será o titular do imposto de renda, o outro, permanece como dependente. Porém, a renda dos dois é somada, assim como as despesas como saúde, educação com os filhos e outros custos dedutíveis.
A diferença dos dois valores será a base de cálculo do Imposto de Renda, em cima desse resultado, devem ser aplicados a tabela progressiva do IR.
Mediante ao valor que foi apurado, deve ser deduzido o imposto retido na fonte no ano anterior.
Alguns casais preferem a modalidade em conjunto pelo fato da soma das despesas dedutíveis dos dependentes como cônjuge e filhos proporcionarem uma base de cálculo de IR menor, ou seja, ocorre uma redução do imposto a ser pago e uma restituição maior.
No entanto, não são todos os casais que podem declarar o imposto de renda juntos. Entre eles estão:
É fundamental que ambos tenham renda tributáveis para fazer a declaração de imposto de renda em conjunto.
As mesmas regras são válidas para relações homoafetivas registradas em cartório.
Quando o casal decide fazer o imposto de renda em separado, cada um deve preencher um formulário. Entretanto, a declaração dos filhos como dependentes, deve ficar somente em uma das duas, é fundamental que o casal combine isso antes de começar.
Caso ambos tenham mais de um filho, é possível dividir em duas declarações de IR, desse modo, é possível perceber alguns benefícios.
Para saber se o casal deve declarar o imposto de renda em separado, o cônjuge deve analisar os salários diferentes, portanto as alíquotas do IR também são distintas na tabela onde a renda de um pode estar na faixa de 27,5% enquanto que a de outro 15%.
Nesse caso, os dependentes devem ser incluídos na declaração de quem ganha mais , com isso, é possível conseguir um abatimento maior no imposto.
Quando o casal escolhe fazer a declaração de imposto de renda em separado, o preenchimento de ficha de bens não pode ser feita em ambas declarações, apenas em uma. Enquanto que o outro deve apenas mencionar que os bens foram descritos na declaração do seu cônjuge informando o código 99 e descrever a situação.
Em suma, é vantajoso declarar o imposto de renda separadamente quando os rendimentos tributáveis somados atingem o limite inicial de incidência do imposto de renda. Na dúvida, consulte um profissional capacitado no assunto. fale com seu contador e peça a simulação no programa.
Gostou do conteúdo? Confira também: IRPF – Declaração de saída definitiva do País – Residente e não residente no País