Toda a empresa quer ter os melhores resultados no final do mês, porém, nem todos os gestores estão preparados para fazer um bom controle patrimonial, ou sequer, nem buscam entender muito sobre isso.
O fato é que se torna impossível gerir um negócio sem ter uma vasta compreensão sobre esse conceito fundamental que é sobre o gerenciamento de todo o patrimônio que uma empresa possui.
Ou seja, nesse contexto entram o patrimônio Tangível (computadores, máquinas, veículos, imóveis) e os intangíveis (franquias, patentes, etc.).
Os gestores precisam compreender que o controle patrimonial não é um mero cumprimento de exigências legais, mas sim fundamental para melhorar a condução da sua empresa.
Através desse método, é possível obter uma série de vantagens para seu negócio, entre eles:
Em suma, por meio do controle patrimonial, a sua empresa vai conseguir entender mais sobre a depreciação do seus ativos imobilizados e com isso, estipular estratégias de melhorias.
É um desafio organizar todo o controle de patrimônio de forma correta, no entanto, isso não é impossível, basta começar de forma certa. Depois disso, as coisas vão se encaixando no devido lugar.
Confira algumas dicas que vão ajudar!
Você como gestor precisa saber qual é o patrimônio atual da empresa, portanto, é fundamental fazer um levantamentos dos ativos e passivo para fazer um confronto.
Dentro dessa lista entram:
É indicado fazer isso através de um software de controle patrimonial, desse modo, os cálculos serão mais seguros. Para isso, é fundamental que todas as informações de compra sejam confiáveis.
Quando o gestor tem mais informações sobre a depreciação dos ativos da empresa, ele consegue tomar decisões melhores com relação a novos investimentos e a desistência de ativos que não estão trazendo benefícios para o negócio.
Infelizmente, muitas empresas perdem a chance de crescimento devido a insistência em produtos e serviços que não trazem retornos, isso ocorre porque na realidade, operam as cegas.
Com esse controle e monitoramento através de bons softwares, isso dificilmente vai acontecer, inclusive, a empresa vai conseguir atender com mais exatidão as exigências legais e não ter problemas com o fisco.
Se você vai fazer o controle patrimonial, então, comece certo e informe todos os dados corretamente.
Se certifique que o inventário físico esteja certo e tire todo o tipo de ativo que não existe mais. Infelizmente, existem muitos erros nessa hora que podem prejudicar o controle adequado da empresa.
Por exemplo: Ativos quebrados, vendidos e maus registrados nos livros não podem entrar como ativos no atual controle.
É certo que houve erros no rastreamento e para garantir que sua empresa vai começar com o pé direito, é preciso fazer do ZERO. Caso contrário, você corre o risco de pagar impostos de bens que você nem possui mais.
Essa é uma das etapas que demandam mais tempo, porém, é fundamental.
É claro que rastrear todo o estoque dá trabalho, entretanto, se você tiver um bom software de gestão, essa etapa vai valer muito a pena, pois com poucos cliques é possível ter a integração dos setores favorecendo todo o controle patrimonial.
Todos da empresa precisam ser treinados a digitar os dados com precisão, pois sem essa ação, fica muito difícil ter um acompanhamento geral e confiável.
Esse é um investimento certo que toda a empresa que pretende controlar o seu patrimônio precisam fazer.
O gestor não vai conseguir controlar a empresa sozinho, ele precisa de ajuda dos seus colaboradores para que o sistema seja alimentado com exatidão. Somente assim, é possível ter relatórios de controle patrimonial com informações corretas.
A melhor forma de fazer isso é criar um manual de procedimentos dentro da empresa, nele deve constar todos os processos necessários no desenvolvimento das atividades internas, assim como coleta de dados para que a empresa possa organizar o seu controle patrimonial.
Colocando as regras do manual em prática, é fundamental conscientizar os colaboradores sobre as rotinas de compra, aprovações financeiras e outros processos que evitem aquisições desnecessárias e desperdícios.
Com todas essas medidas, é possível estipular melhores práticas para rastrear o ativos e não errar mais no controle patrimonial. Vale lembrar que a ajuda de uma consultoria contábil é essencial.
Gostou do conteúdo? Confira acessando o link: Crédito bancário para folha de pagamento.