A contabilidade pessoal se refere à forma como administramos o nosso dinheiro, afinal, quem garante o seu controle financeiro consegue viver com mais qualidade, realizar sonhos, investir e ter mais aquisições.
Isso porque ninguém consegue descansar com dívidas, uma vez que “estar sempre no vermelho” gera estresse e, até mesmo, brigas em família.
Infelizmente, existem muitas pessoas que, apesar de terem um salário considerado “bom”, vivem nessa situação. Logo, gastar menos do que ganha é uma regra interessante para não cair em ciladas.
Contudo, para isso, é importante aprendermos primeiramente a controlar as entradas e saídas de dinheiro, além de também conhecermos bem a nossa renda.
Dito isso, nós, da Nova América, separamos para você algumas dicas de como seguir esse plano, confira:
O controle financeiro é uma prática muito realizada por empresas e por pessoas físicas organizadas. Acredite, não é tão difícil como parece. Veja!
Você pode fazer a contabilidade pessoal em uma planilha do Excel, anotar em um caderninho ou, até mesmo, usar um aplicativo.
A forma como vai manter esse controle não é o mais importante, isso porque o fundamental é que essas informações sejam anotadas, sem esquecimentos, para ter uma visão real da situação financeira.
Nessa planilha, deve conter os seguintes dados:
Agora que você já conhece a sua renda e sabe quais são as despesas, é hora de ir para o próximo passo.
Comece a contabilidade pessoal organizando suas dívidas, faça uma lista com as principais e, também, aquelas que cobram mais juros.
Nesse momento, é necessário definir quais estratégias serão utilizadas para quitar todas elas. Caso não seja possível, é recomendado negociar com os credores.
Mas antes, visualize na sua planilha financeira qual é o valor que você pode destinar para o pagamento dessas dívidas mensalmente.
O seu estilo de vida leva em conta seus ganhos ou você está gastando mais do que ganha?
Geralmente, as pessoas que começam a fazer a contabilidade pessoal reduzem o custo de vida, pois percebem que estão comprometendo praticamente toda a renda com gastos que não são tão úteis.
Por exemplo: assinaturas de aplicativos ou de canais que muitas vezes não são usados, assinaturas de TV de 200 canais que raramente assiste, mensalidade de telefone fixo que caiu em desuso, entre outros.
Enfim, cortar custos desnecessários ou encontrar formas de ganhar mais dinheiro também faz parte da contabilidade pessoal.
Para ter um bom planejamento financeiro é necessário ajustar alguns hábitos, para que sobre mais dinheiro que possa ser destinado a investimentos e realização de sonhos.
Planejar e seguir uma meta é importante para construir um patrimônio, e isso não pode ser feito somente com o que “sobra” no fim do mês.
A economia feita de maneira estratégica e periódica vai facilitar o caminho da independência financeira. Por isso, é importante que a reserva de um determinado valor mensal tenha um propósito.
Dessa forma, é necessário investir em monitoramento das despesas e, se precisar, encontrar meios de gerar mais renda.
Deixar as economias paradas na poupança não é mais um bom negócio, estude sobre investimentos e escolha qual é o melhor plano para você.
Hoje, é possível adentrar o mercado de ações mesmo com pouco dinheiro, por isso, adquira ações de grandes empresas e se torne um acionista.
Já existem muitos vídeos e cursos na Internet ensinando a fazer isso. A boa notícia é que você não precisa ter muito capital para começar, mas é importante ter em mente que, eventualmente, terá que aumentar esse valor.
Por fim, para fazer uma boa contabilidade pessoal é fundamental criar um fundo de emergência, que se trata daquele dinheiro que você espera não usar, no entanto, se precisar, estará disponível.
Afinal de contas, ninguém programa ficar doente, furar um pneu do carro, gastar com um material extra para a escolha do filho, ficar desempregado ou alguma outra emergência doméstica.
É importante monitorar o plano para garantir melhorias constantes.
Se você está precisando de ajuda na sua contabilidade, entre em contato conosco que o nosso time de contadores especialistas está preparado para te ajudar!
Leia também: Entenda a diferença entre controle financeiro e contábil