Final de ano se aproximando e as empresas devem se preparar para levantar o estoque e inventário encerrado no exercício de 2019.
As informações do controle de inventário e estoque, estão diretamente ligadas ao encerramento do balanço anual para efeito de apuração de resultado do ano, se lucro ou prejuízo. Mesmo as empresas enquadradas no Simples Nacional devem levantar o estoque e inventário ao final de cada exercício.
Empresas do Lucro Real devem levantar seu estoque e inventario todo mês ou a cada trimestre.
É o livro Registro de Inventário, modelo 7, que se destina a arrolar, pelos seus valores e com especificações que permitam sua perfeita identificação, mercadorias, matérias-primas, produtos intermediários, materiais de embalagem, produtos manufaturados e produtos em fabricação, existentes no estabelecimento na época do balanço, ou seja, mencionado livro será utilizado por todos os estabelecimentos que mantiverem mercadorias em estoque.
No livro Registro de Inventário as empresas devem controlar:
a) as mercadorias para revenda
b) as matérias-primas
c) os produtos intermediários
d) os materiais de embalagem
e) os produtos manufaturados
f) os produtos em fabricação.
Serão também controladas separadamente as mercadorias:
a) mercadorias, matérias-primas, produtos intermediários, materiais de embalagem e produtos manufaturados pertencentes ao estabelecimento, em poder de terceiros;
b) mercadorias, matérias-primas, produtos intermediários, materiais de embalagem, produtos manufaturados e produtos em fabricação, de terceiros, em poder do estabelecimento.
Faça seu levantamento de estoque e inventário ao final do ano de 2019, e envie a seu contador as informações para as devidas contabilizações e apuração do seu balanço anual.
Em caso de dúvidas, contate seu contador.