A Oferta Pública Inicial nada mais é do que operações de venda de títulos, ações, debêntures e outros tipos de ativos. Ela acontece quando uma empresa que possui capital aberto começa a ofertar ações no mercado.
A Sigla em Inglês IPO significa Initial Public Offering é bastante conhecida no mercado pelos investidores. Esse público está sempre interessado em se tornar um futuro acionista para obter ganhos com os lucros da empresa ou através das vendas dessas ações para outros investidores.
As empresas que abrem o seu capital almejam arrecadar fundos para serem investidos no próprio negócio, por isso, elas acabam deixando de ser uma Companhia Limitada, para se tornar uma Sociedade Anônima.
Quando as ações de uma empresa se tornam pública aparecem inúmeros investidores privados que podem se tornar sócios do negócio. Antes da oferta pública inicial, isso era impossível, pois somente os proprietários tinham participação na companhia.
Contudo, para que uma empresa passe por esse processo de abertura de capital, é fundamental que ela conclua algumas etapas. Somente depois disso, que suas ações podem então serem disponibilizadas para acionistas em potenciais.
Confira o que deve ser feito para uma empresa iniciar a oferta pública!
São várias etapas para que uma empresa consiga fazer uma oferta pública inicial. Com relação ao preço das ações, isso é definido pelo livro de ofertas (Book Building).
Na verdade, os valores nunca são disponibilizados de forma imediata, pois a empresa que está oferecendo as ações é quem dita as regras do lançamento.
Através disso, os investidores interessados podem enviar suas ofertas anônimas que ficam devidamente registradas. Caso, o preço final da IPO for próxima da oferta, o prazo de pedidos de reserva finaliza e então, a demanda pelas ações é analisada e o preço da ação é definido e divulgado.
Empresas que estão dispostas a abrir o seu capital possuem diversos interesses, até porque, somente companhias muito bem geridas e organizadas conseguem despertar o interesse dos investidores dentro de um País.
A principal razão para que as companhias façam isso é sem dúvida nenhuma a injeção capital que ela poderá receber em um curto período. O dinheiro dos investidores faz muita diferença na administração do negócio.
Através dele, é possível expandir as operações e melhorar toda a infraestrutura produtiva do negócio.
A abertura da Oferta Pública Inicial é uma grande oportunidade para uma companhia crescer no cenário econômico. Mediante a isso, a empresa consegue ter acesso a um excelente capital aumentando as possibilidades de expansão, pagamento de dívidas ou até mesmo internacionalização.
Transformar o patrimônio em dinheiro é visto como uma grande vantagem para os empresários que estão imersos demais em seus negócios. Pois através desse mecanismo, elas ganham liquidez.
A desvantagem do IPO é certamente com relação ao processo bastante demorado e extremamente custoso para a empresa, pois é preciso pagar uma série de taxas e contratar profissionais especializados para começar a transição.
Todo o processo de Oferta Pública Inicial leva em torno de 12 meses. Antes de chegar nesse patamar, é fundamental analisar se empresa tem um modelo negócio seguro e estável para que os investidores possam acreditar e investir nele.
Gostou do conteúdo? Confira também: 6 formas de captação de recursos financeiros para empresas
Automated page speed optimizations for fast site performance