O SIMNAC (Sistema de Ingresso de Mercadoria Nacional) automatizou todo o fluxo do ingresso de mercadoria nas áreas incentivadas da Zona Franca de Manaus, contribuindo, assim, para a modernização da gestão dos fluxos de trabalho no processo de internamento de mercadorias nacionais.
O SIMNAC irá substituir, a partir de 21.10.2019, o sistema Web Service SINAL (WS-Sinal), utilizado pelas empresas remetentes para geração do arquivo XML (e geração do PIN) com os dados das notas fiscais a serem enviadas à áreas incentivadas, e pelas empresas transportadoras, para geração do arquivo XML com as informações do conhecimento de transporte e manifesto de carga, que serão associadas ao PIN gerado pelo remetente, para apresentação à SUFRAMA.
Para acesso ao SIMNAC os remetentes/fornecedores e destinatários deverão estar obrigatoriamente cadastrados no Cadastro de Pessoas Jurídicas e Físicas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CADSUF), independente de já possuírem inscrição SUFRAMA.
Cronograma:
19/10/2019: WS Sinal descontinuado para internamento de mercadorias nacionais na SUFRAMA, sendo substituído pelo SIMNAC.
As solicitações de PIN que foram realizadas no WS Sinal até o dia 18/10/2019 continuarão seu fluxo no WS Sinal até o internamento.
21/10/2019 todas as solicitações de PIN-e somente poderão ser solicitadas através do SIMNAC.
Atenção as novas regras de internamento de mercadorias na SUFRAMA.