Pessoa física ou jurídica que explora a terra, com fins econômicos ou de subsistência, por meio da agricultura, da pecuária, da silvicultura, do extrativismo sustentável, da aquicultura, além de atividades não-agrícolas, respeitada a função social da terra.
A Instrução Normativa RFB nº 1.848, de 2018, regulamenta a nova declaração para entrega das informações relacionadas ao Imposto sobre a Renda da Pessoa Física dos produtores rurais que simplifica e aprimora a apresentação das informações que devem constar dos Livros Caixa.
A nova regra a partir de 2019 aplica-se somente ao produto rural pessoa física com faturamento anual acima de R$ 3,6 milhões de reais obtidos do exercício das atividades rurais empreendidas durante o ano.
Além de simplificar a entrega dos dados, a nova declaração confere maior clareza às informações prestadas pelos contribuintes, evitando burocracia decorrente de eventuais pedidos de informações e esclarecimentos adicionais.
Confira também: ECD: Decreto que dispensa de autenticação de livros contábeis para todas as empresas que utilizam o SPED
O leiaute e o manual de preenchimento do LCDPR serão divulgados por meio de Ato declaratório Executivo (ADE) a ser publicado no Diário Oficial da União (DOU).
O LCDPR deverá ser assinado digitalmente, por meio de certificado digital válido, emitido por entidade credenciada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a fim de garantir a autoria do documento digital.
A entrega do arquivo digital que contém o LCDPR escriturado e assinado em formato digital, deverá ser realizada até o final do prazo de entrega da declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física no respectivo ano-calendário, ou seja, abril de cada ano.
O contribuinte que auferir, no ano-calendário, receita bruta total da atividade rural inferior à prevista no caput poderá escriturar e entregar o LCDPR.”
Estará sujeito às multas, o produtor rural pessoa física que deixar de apresentar o LCDPR no prazo estabelecido pela legislação, ou o apresentar com incorreções ou omissões.
ATENÇÃO PRODUTOS RURAIS PESSOAS FÍSICAS PARA ESSA NOVA OBRIGATORIEDADE A PARTIR DE 2019!
EM CASO DE DÚVIDAS, CONSULTE SEU CONTADOR!