Nunca se falou tanto em planejamento financeiro como nos últimos anos, isso porque essa ação pode ser um divisor de águas para empresas, inclusive as de pequeno porte.
O planejamento financeiro permite a compreensão de como o dinheiro da empresa é utilizado. Dessa forma, é possível criar estratégias para atingir metas e fazer planos futuros.
Um negócio saudável e pronto para crescimento necessita de um planejamento financeiro eficaz, pois, somente assim, a empresa consegue se desenvolver dentro da sua realidade.
Acredite, pequenas mudanças já podem trazer excelentes resultados e ajudar a empresa a se tornar sólida a longo prazo. Saiba mais a seguir.
De acordo com o SEBRAE, cerca de 24% das empresas fecham as portas antes mesmo de completar 2 anos de atividades, ao final de 4 anos, esse percentual salta para 50%.
Isso ocorre devido a diversas razões, sendo as principais: falta de um plano de negócios, não definir um público-alvo, não investir no Marketing e, por fim, não saber administrar o financeiro.
A má administração do dinheiro gera instabilidade financeira a médio e longo prazo, por isso, muitas empresas não conseguem resistir aos primeiros anos que, geralmente, são difíceis.
Dito isso, através do planejamento financeiro é possível realizar 3 ações extremamente importantes e necessárias:
O planejamento financeiro mostra como estão as finanças do negócio, afinal, para se chegar a esse resultado são coletadas inúmeras informações essenciais acerca das vendas, investimentos, custos fixos/variáveis e muito mais.
Os relatórios fazem comparações com períodos anteriores e permitem uma análise entre eles para, assim, decidir o que pode ser mudado para melhor.
Com esses dados, é possível perceber se o negócio está saudável ou precisa de mudanças estratégicas e adequação da gestão orçamentária para conseguir um alinhamento com a realidade do negócio e suas metas futuras.
Definir como os recursos da empresa serão utilizados é uma das vantagens de ter um planejamento financeiro bem definido. Dessa forma, a empresa consegue escalar o negócio de uma maneira mais efetiva e assertiva, garantindo melhores resultados.
Além disso, permite a definição de metas conforme a realidade financeira da empresa e, consequentemente, possibilita a escolha de melhores soluções para conseguir alcançá-las.
Olhando para um relatório financeiro bem feito, os gestores terão mais clareza na hora de tomar as decisões, com isso, mais chances de sucesso em cada passo dado.
Dados sólidos sobre a situação financeira de um negócio garantem uma ação rápida, seja para barrar um investimento ou, então, para mudar as estratégias.
O planejamento financeiro mostra onde a empresa está gastando mais recursos e, também, o retorno desse investimento. Isso significa que o gestor poderá decidir se existem riscos ou oportunidades para o negócio diante desses dados.
Reconhecer cenários onde a empresa pode ser ameaçada através de um relatório é possível. Assim, o gestor pode colocar em prática seu plano de ação para proteger o negócio.
Da mesma forma, novas oportunidades surgem todos os dias e se a empresa tem um planejamento financeiro eficiente, ela poderá explorar mais essas possibilidades de negócios.
Exemplos de riscos : Gastos acima da média em alguns setores, despesas adicionais, inadimplência de clientes, pagamento de juros altos em empréstimos, estratégias ineficazes e muito mais.
Exemplos de oportunidades: Investimento em tecnologia de gestão ou de equipamentos que aumentem a produtividade do negócio, abertura de uma filial, conclusão de uma meta, parcerias novas, entre outros.
O planejamento financeiro traz mais segurança para o negócio, ele aumenta as chances de manter a empresa firme no mercado, mesmo em situações mais desafiadoras.
Você sabia que pode contar com a contabilidade para realizar o planejamento financeiro do seu negócio?
O contador é aliado da empresa, ele pode oferecer muito mais do que serviços burocráticos, como: assessoria e consultoria.
Fale agora mesmo com um de nossos contadores e conheça o método de trabalho de uma empresa séria que visa o seu sucesso e crescimento!
Leia também: O que é a Lei do Bem?