Quem trabalha em regime CLT pode abrir uma MEI? Não há nenhuma legislação que proíbe o trabalhador de exercer uma segunda atividade, mesmo sendo como microempreendedor individual.
Muitas pessoas têm essa dúvida, especialmente com relação às suas obrigações e benefícios.
Todavia, é importante lembrar que seja como CLT ou MEI, o cidadão precisa recolher os impostos para ficar em conformidade com a legislação e garantir o acesso aos benefícios da previdência.
CLT e MEI asseguram benefícios como PIS ( Programa de Integração Social) e FGTS ( Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
PIS – Se o MEI for uma atividade secundária, o trabalhador CLT terá direito ao PIS na seguinte situação: Tiver recebido uma média de dois salários mínimos durante o ano base, tenha trabalhado por 30 dias no ano base da apuração e tenha todos os dados cadastrados no RAIS ( Relação Anual de Informações Sociais).
FGTS – Pode sacar os recursos em conta normalmente.
Seguro desemprego – O trabalhador poderá perder esse benefício se for MEI. No entanto, se comprovar que a atividade secundária do MEI não garante o sustento, isso muda.
Muitos trabalhadores no Brasil têm o MEI como atividade secundária, pois buscam um adicional na renda familiar ou estão pensando em fazer do empreendedorismo a atividade principal no futuro.
A boa notícia é que abrir um MEI é muito fácil e rápido, basta seguir os seguintes passos:
Não são todas as atividades que podem ser exercidas através do MEI, por isso, existe uma lista no site do governo que pode ser consultada. Para acessar, clique aqui:
Esse modelo simplificado de negócio foi criado para ajudar as pessoas que desenvolvem atividade autônoma. Por isso, a lista de ocupações inclui o setor de comércio, prestação de serviços e pequenas indústrias.
Se a atividade foi encontrada na lista do MEI, então, é hora de realizar o cadastro no site GOV. BR.
O passo a passo para o cadastro do MEI é:
O nome fantasia é aquele cujo a empresa ficará conhecida entre os clientes. Pois a razão social é o nome do solicitante e esse, é usado em documentos fiscais.
O nome fantasia pode ser cadastrado a qualquer momento no site.
O próximo passo que o próprio site vai mostrar é a escolha das atividades, sendo que o MEI pode escolher 1 atividade principal e 15 secundárias.
Todas as atividades devem constar na lista permitida pelo MEI.
No fim do cadastro será enviado o CCMEI ( Certificado de Condição de Microempreendedor Individual).
Esse é o comprovante que a empresa tem um CNPJ válido e que possui registro na Junta Comercial.
Agora, o empreendedor já pode realizar suas atividades com o CNPJ, como: fazer compras, abrir conta em banco, pedir empréstimos, prestar serviços ou vendas, emitir notas fiscais.
Os impostos do MEI são cobrados em uma guia única mensal chamada DAS. O valor é fixado em R$60,60 e reajustado conforme o salário mínimo vigente.
Se a empresa tiver um endereço comercial, é importante buscar orientação na prefeitura da cidade para saber dos procedimentos de fiscalização que podem ser solicitados dependendo da atividade.
Atividades industriais e comerciais nem sempre podem ser exercidas em qualquer ponto da cidade. Portanto, é importante ficar atento.
Um escritório de contabilidade pode ajudar o empreendedor em diversos aspectos burocráticos e analisar se a empresa se enquadra no MEI ou precisa mudar o tipo de natureza jurídica.
A Nova América oferece consultoria e assessoria contábil, fiscal e tributária. Entre em contato e saiba como abrir uma empresa com segurança!