Você sabe o que é conciliação contábil?
Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, por mais que haja grandes esforços, podem ocorrer muitos erros na gestão.
De modo geral, evitar que os erros aconteçam é ainda mais difícil, entretanto, é perfeitamente possível se resguardar das consequência deles.
Mas, como fazer isso? Confira a seguir:
É justamente para isso que existe a conciliação contábil. Uma estratégia inteligente para identificar os erros que eventualmente podem acontecer antes que eles possam trazer prejuízos ao negócio.
Todo mundo sabe que a contabilidade é a grande aliada das empresas nessa jornada rumo ao sucesso.
E dentro dessa relação, existe a conciliação contábil, que é na verdade uma prática que confere e compara todos os valores debitados e creditados nas contas bancárias das empresas.
O objetivo da conciliação bancária é analisar se existem divergências na entrada e saída de valores. Dessa forma, podem ser corrigidas antes de causar algum prejuízo para o negócio.
A conferência é feita pela contabilidade e permite analisar também outras áreas da empresa como: relatórios financeiros, fluxo de caixa, folha de pagamento, demonstrativos e controles de investimentos e até de empréstimos.
Algumas empresas fazem a conciliação contábil todos os meses, outras, a cada 3 meses ou até mesmo 1 vez ao ano. Vai depender da movimentação financeira e da necessidade da companhia.
A verdade é que a conciliação contábil leva em conta a premissa que todos podem errar, sobretudo as instituições bancárias.
Diante disso, percebeu-se a necessidade de confirmar os valores para evitar erros no Balanço Patrimonial e não levar a uma falsa visão da realidade financeira da empresa.
Agora que você já sabe o que é conciliação bancária, então, precisa entender qual é a sua importância dentro das empresas.
Ela é utilizada para assegurar que a empresa está trabalhando com os números certos. Afinal de contas, erros podem acontecer em qualquer tipo de negócio.
Contudo, quando esses erros passam despercebidos, eles podem gerar uma série de dores de cabeça, incluindo prejuízos financeiros e em alguns casos, problemas judiciais e com a fiscalização.
Via de regra, a conciliação contábil ajuda a validar as informações da empresa. Esse processo tem por objetivo garantir a idoneidade dos dados que serão colocados em relatórios empresariais.
A vantagem é que realizando a conciliação contábil periodicamente, a empresa corrige as falhas antes mesmo de trazer possíveis problemas.
Entre eles estão:
Para realizar o encerramento da movimentação contábil do ano, a empresa precisa ter os saldo das contas na contabilidade correspondentes aos saldos reais .
Portanto, pode-se afirmar que a conciliação contábil é uma ferramenta muito importante para a saúde financeira da empresa, pois é através dela que decisões essenciais são tomadas pelos gestores.
Encontrado algum problema na conciliação bancária, pode haver o estorno de lançamentos, lançamento complementar ou lançamento retificativo.
Sabendo da obrigação de fazer a escrituração contábil para manter os dados fiscais e contábeis corretos todos os anos, a conciliação contábil pode ser muito útil para as empresas.
E por que não centralizar esse controle com uma assessoria contábil, que são especialistas em conferências periódicas para manter todos os dados da empresa em dia?
A assessoria contábil pode realizar diversos tipos de conciliação contábil, entre elas: conciliação bancária, conciliação de folha de pagamento e conciliação de clientes e fornecedores.
Quando os problemas são identificados com antecedência, os ajustes nas apurações fiscais e obrigações acessórias são realizadas de maneira correta, assim evitando outros problemas maiores.
Em suma, a assessoria contábil consegue fazer ajustes rápidos, reduzir o retrabalho e riscos decorrentes de lançamentos errados.
Ficou interessado?
Então, fale com a Nova América Contabilidade e conte com profissionais especializados em assessoria contábil para orientar a sua empresa voar mais alto. Preencha com seus dados abaixo: