Custo e despesa podem parecer a mesma coisa, mas na verdade, existem muitas diferenças entre esses dois conceitos.
Entender o significado de cada um deles facilita a organização dos gastos financeiros. Na contabilidade, os custos e as despesas são classificados corretamente, dessa forma, a empresa pode melhorar sua margem de contribuição e saber se aquilo que está fazendo tem trazido a lucratividade desejada.
Sem saber o significado de ambos, fica muito mais difícil para a empresa se tornar mais competitiva no mercado.
As despesas são os gastos relacionados ao funcionamento da empresa. Ou seja, tudo que envolve a administração para que o negócio se mantenha a pleno vapor.
Exemplo: Aluguel do imóvel onde a empresa atua, computadores, telefone, alimentação dos colaboradores, materiais de escritório, equipamentos e etc.
As despesas têm vínculo com o produto ou serviço que a empresa realiza.
É importante salientar que as despesas também são classificadas como fixas ou variáveis.
As despesas fixas são aquelas cobradas igualmente todos os meses independente da produção. Já no caso das despesas variáveis, elas são cobradas eventualmente de acordo com algum acontecimento sazonal.
Os gestores devem ter uma programação financeira para arcar com as despesas fixas, pois até mesmo em tempos de crise, essas contas existirão, mesmo na situação de diminuição de vendas.
São considerados custos todo o dinheiro gasto com a obtenção de bens, serviços e matéria prima para produção de mercadorias comercializadas pela empresa.
Via de regra, custos são gastos extremamente necessários para qualquer empresa, afinal, não há produto ou serviço sem que haja aquisição de matéria prima ou outro investimento para que a atividade aconteça.
Exemplos de custos:
Equipamentos, serviços de manutenção de máquinas e eletrônicos, salário dos colaboradores, manutenção da fábrica, energia elétrica e etc.
Os custos podem ser diretos, indiretos, fixos ou variáveis.
– Custos diretos – Relacionado ao produto ou serviço comercializado pela empresa. Pode ser a matéria prima utilizada ou mão de obra contratada.
-Custos indiretos – Se trata de gastos adicionais, porém importantes para o funcionamento da empresa, como: limpeza, segurança, luz, água e etc.
– Custos fixos – Gastos que ocorrem mensalmente, exemplo: salário de funcionários, aluguel de máquinas, manutenção de equipamentos, etc.
– Custos variáveis – Gastos que podem sofrer alterações a curto prazo, exemplo disso são a compra de insumos para produzir produtos ou prestar algum serviço.
Os custos variáveis dependem de outros fatores para acontecerem.
A classificação dos custos e despesas é importante porque cada um deles tem o seu papel dentro da organização. Quando separados de maneira adequada, os gestores conseguem designar orçamento para as prioridades do período para cada setor.
A diferença entre custo e despesa deve ser clara dentro de uma companhia. Caso contrário, os resultados podem ser negativos, inclusive, favorecer multas, atraso nos pagamentos e dificuldades para realizar os investimentos necessários no negócio.
Empresas organizadas costumam se sobressair, mesmo diante de adversidades. Afinal de contas, os gestores conseguem realizar os ajustes necessários no orçamento para se adaptar à nova situação difícil.
Em síntese, é fácil entender a diferença entre custo e despesa, basta pensar no impacto que a empresa teria, caso não investisse esse dinheiro.
Se esse impacto aparecer na produção do bem ou na prestação do serviço, é custo. Agora, se o efeito atinge a administração do negócio, então, é despesa.
Pequenos detalhes fazem a diferença no planejamento financeiro de uma empresa e a Nova América trabalha em parceria com os gestores para potencializar o sucesso da empresa. Além de realizar todo o serviço burocrático da empresa, a contabilidade auxilia os empresários na tomada de decisões com assessoria contábil completa, assessoria societária, assessoria trabalhista, assessoria tributária e fiscal.
Entre em contato e saiba mais!
Confira também: Orientações sobre o bloco K, indústrias e comércios atacadistas