Muitas empresas têm desperdício de verba e não sabem, isso acontece por uma gestão deficitária, onde alguns detalhes não são observados com atenção. Infelizmente, esses erros simples podem comprometer bastante os resultados, por isso, é fundamental que eles sejam detectados o mais rápido possível.
A gestão empresarial exige muita dedicação, estratégia e o uso da tecnologia. Com esses métodos, ficará mais simples analisar os gargalos que impedem a ascensão do negócio.
O ponto de partida é investir na melhoria da gestão da empresa, o aumento de recursos tecnológicos é uma forma inteligente de reduzir de maneira significativa os gastos exagerados.
Todavia, existem outras áreas que podem ser avaliadas rapidamente pelo gestor sem muitas dificuldades, são elas:
É fácil de perceber quando isso acontece, embora muitos gestores fecham os olhos para esse detalhe.
As pessoas são essenciais em qualquer empresa, é necessário que todos estejam muito preparados para desempenhar suas funções e principalmente engajados em trazer resultados para o negócio.
Quando isso não acontece, o desperdício de verba vira uma realidade, pois as estratégias da empresa não são bem aproveitadas. A falta de comprometimento da equipe interfere no alcance das metas, pois a produtividade do time cai consideravelmente.
A gestão da empresa deve levar em consideração uma rotina de motivação da equipe para que o ambiente laboral seja agradável para todos os envolvidos. Isso pode ser feito com cursos, treinamentos, premiações e outras ações que estimulem o time a trabalhar com mais empolgação.
Apesar de parecer impossível, esse é um erro muito comum nas empresas que acabam gerando um desperdício de verba e o impedimento de crescimento do negócio.
Para que isso não ocorra, é fundamental que o gestor conheça bem o custo do produto/serviço para então, fazer o cálculo correto do preço de comercialização.
A margem de lucro precisa ser o suficiente para que a empresa prospere. De modo geral, os gestores baixam o preço para conseguir manter o negócio competitivo, entretanto, é preciso tomar cuidado para não ficar no prejuízo.
A precificação do produto ou do serviço é muito importante, nela envolvem questões como: Preço de custo, mão de obra, tributos, custos físicos, logística e outros.
O diferencial da empresa não precisa estar ligado necessariamente ao preço, mas ao valor do que se entrega, portanto, é ideal que a definição da margem de lucro seja feita com bastante esmero.
A falta de um fluxo de caixa planejado e com capital de giro disponível pode ser um grande problema e obviamente culminar no desperdício de verba, pois podem ocorrer atrasos nos pagamentos a fornecedores e gerar acrescimentos de multas.
Além disso, as vendas podem ser comprometidas por falta de matéria prima. Por isso, é importante pensar no ciclo de gastos e de lucro. O capital de giro serve justamente para suprir as necessidades do negócio nesse meio tempo.
Para conseguir ter um bom capital de giro, a empresa precisa fazer suas reservas, e isso pode ser feito com um bom fluxo de caixa e a parceria de um contador de confiança para enxugar as despesas.
Fazer um cliente novo dá mais trabalho e mais gastos para a empresa, por isso, a fidelização é o caminho mais certo para garantir um bom faturamento na empresa.
Quando a empresa não investe em estratégias para manter o cliente, ela terá um desperdício de verba, pois vai precisar começar todo o ciclo de atração do público do zero. Isso envolve pessoal, gastos em marketing e a incerteza das próximas vendas.
Além disso, clientes mal atendidos reclamam, devolvem produtos e geram outros problemas custosos para o negócio.
É muito melhor investir no bom atendimento na venda e no pós-venda para mostrar que realmente se importa com o cliente. Essas ações garantem a satisfação, indicação e a fidelização da carteira, dessa forma, boa parte do faturamento do negócio podem vir desses clientes.
A empresa precisa estar preparada para todas as novidades que surgem, é necessário saber abraçar todas as oportunidades e aproveitar cada uma delas para gerar bons resultados.
Isso só é possível se a gestão da empresa estiver organizada e os olhares dos seus administradores estejam de olhos bem abertos.
Existem muitas oportunidades para a empresa crescer em todos os segmentos, portanto, é importante pesquisar e identificar meios que ajudem na expansão dos negócios.
Lembre-se que pequenas mudanças podem ajudar o negócio a decolar, mas antes, é necessário estancar o desperdício de verba. Converse com seu contador e saiba como ele poderá ajudar nesse processo, em alguns casos é possível aproveitar oportunidades na questão tributária, fiscal, legal e estrutural.