Existem muitas diferenças entre contabilidade fiscal e área tributária, é muito importante que as empresas entendam isso para melhorar a realização das atividades burocráticas e também, os processos internos que visam atender todas as obrigações legais.
Compreender melhor esses dois departamentos também vai ajudar a integrar as atividades desses setores. Dessa forma, tudo ficará mais organizado e fácil de analisar para melhorar a capacidade de tomada de decisão dos gestores.
O Brasil tem um dos sistemas fiscais e tributários mais complexos do mundo, por isso, não é de estranhar que os empresários tenham dificuldades de compreender certas particularidades.
Por isso, segue abaixo uma exemplificação de cada uma dessas áreas!
Aqui começam as diferenças entre contabilidade fiscal e área tributária, pois o primeiro fica responsável por toda a burocracia do recebimento e conferência de documentos e escrituração.
Entre suas principais funções estão:
O departamento de contabilidade fiscal precisa estudar a legislação constantemente para ficar bem atento às mudanças que ocorrem regularmente. Pois é seu dever cuidar que a empresa esteja alinhada com as determinações do fisco.
Esse setor é responsável por cuidar da parte de tributos da empresa, portanto, pode-se dizer que o departamento tributário complementa a contabilidade fiscal.
Ambos precisam trabalhar juntos para garantir a fluidez de toda a burocracia e o cumprimento de obrigações legais.
A dinâmica das atividades funciona assim:
O departamento fiscal faz a conferência e a escrituração de toda a documentação no sistema. Enquanto isso, o departamento tributário pega esses dados e realiza a apuração dos tributos.
É responsabilidade do setor tributário assegurar que a empresa respeite todas as obrigações acessórias impostas pelo Governo Federal, Estadual e Municipal.
Para isso, os profissionais desse setor devem ficar atentos às taxas, impostos e demais contribuições para que a empresa não sofra penalizações devido a falta de apuração e pagamento.
Além disso, o departamento tributário é o responsável por realizar o planejamento tributário, onde o objetivo é buscar alternativas legais para reduzir a carga de tributos da empresa.
Confira as demais atribuições desse setor:
Em linhas gerais, é possível resumir as diferenças entre contabilidade fiscal e área tributária da seguinte forma:
O Departamento de Contabilidade Fiscal cuida de atividades muito mais operacionais, como o manejo de documentos, fiscalização e inserção de dados para escrituração.
Enquanto que o Departamento Tributário, é um setor mais voltado a apuração de tributos e também, desempenha um papel mais estratégico em toda a gestão empresarial.
A verdade é que ambos departamentos são essenciais dentro da empresa, somente dessa forma é possível que ela cumpra todas as obrigações acessórias determinadas pela legislação.
Por conta disso, é de suma importância que o departamento fiscal e tributário sejam interligados. Dessa forma, as atividades são realizadas de um modo mais rápido e com dados concisos visando a melhoria de desempenho e lucratividade da empresa.
Gostou do conteúdo? Confira também: O que é uma medida provisória?
Automated page speed optimizations for fast site performance