Os profissionais da contabilidade são especializados em uma das ciências mais antiga de toda a humanidade, mesmo que no começo de tudo não existia dinheiro e tudo era a base da troca, muitos povos conseguiram acumular riquezas através de estratégias para proteger o seus bens.
Por meio dessa ação, a contabilidade surgiu justamente para ajudar as pessoas a administrar tudo o que possuem, inclusive em tempos de crise, onde inúmeras formas de driblar a situação devem ser pensadas para reduzir o impacto desse momento difícil.
De maneira geral, o contador pode ajudar a empresa vencer a crise, pois devido ao senso visionário e informativo vai melhorar a tomada de decisão dos gestores para criar estratégias mais assertivas para o período em questão.
Infelizmente, o momento crítico não pode ser mudado, é um grande desafio para todas as empresas e mudanças devem ser feitas.
Primeiro, o cenário econômico nada favorável, posteriormente a crise sanitária devido a pandemia, são dois aspectos que geraram incertezas e tem abalado a confiança empreendedora.
No entanto, é um diferencial ter a ajuda de profissionais da contabilidade para melhorar a visão sobre as medidas que devem ser tomadas para não piorar a situação no futuro.
Saiba como o contador pode ajudar!
A crise está batendo na porta, mas, o Governo não adia a obrigação de algumas empresas, obviamente que existem as exceções, contudo, somente a contabilidade sabe se o seu negócio precisa ou não fazer a transmissão do e-Social, Sefip, DCTF, ECF, PIS, Cofins, CSLL, IOF, IPI, ISS e Imposto de Renda.
Mesmo empresas sem faturamento devem prestar contas ao órgãos fiscalizadores. A falta de comunicação pode gerar multas ao negócio.
Os profissionais da contabilidade podem ajudar a cuidar da saúde financeira da empresa fazendo uma avaliação da tributação nos tempos de crise.
É preciso considerar o faturamento atual e analisar se a empresa não pode ser enquadrada em outro regime, desse modo, poderá pagar menos impostos. Esse é um meio legal de evitar perdas desnecessárias e garantir melhor a sobrevivência do negócio.
Pode parecer impossível organizar as finanças em um momento de crise, onde faltam recursos. No entanto, é justamente nessa hora que esse departamento precisa de uma atenção muito especial.
A chamada gestão de crise é feita mediante um documento contábil (DRE – Demonstração do Resultado do Exercício), esse é um relatório que apresenta os resultados líquidos de um negócio dentro de um determinado período.
Com ele, é possível ver onde podem ser reduzidos ou eliminados custos, bem como analisar de onde vem o prejuízo.
O DRE é um meio de ter uma visão bem clara do negócio, portanto, várias soluções podem sair dessa análise.
Os profissionais da contabilidade fazem uma análise de dados do mercado interno, pois já é sabido que essa especialidade mudou muito nos últimos anos. Ou seja, não ficam somente atrás dos cálculos, mas sim, também ajudam os gestores através de consultorias especializadas a tomarem as melhores decisões.
Partindo desse ponto, são realizados relatórios e investigações mais aprofundadas da área de atuação da empresa, com isso, será possível medir se de fato o setor está passando uma crise ou é necessário se reinventar de alguma forma para conseguir dar a volta por cima.
Essa avaliação do mercado interno permite uma reflexão dos gestores, se de fato a crise se instaurou no segmento da empresa ou somente ela está passando por esse momento difícil.
À partir disso, estratégias podem ser pensadas para que a empresa dê a volta por cima e vença os momentos conturbados, ou se realmente vai precisar cortar custos e tomar outras medidas mais agressivas, pois a situação é geral.
Gostou do conteúdo? Confira também: Como saber se minha empresa precisa de uma consultoria empresarial?