Planejamento estratégico é uma denominação usada para quando a empresa faz planos e traça estratégias para conseguir alcançar os objetivos. Esse recurso vem sendo muito difundido por empreendedores que buscam melhorar a gestão do seu negócio.
É através do planejamento estratégico que as empresas podem ter previsões de receitas e despesas, bem como criar um caixa para imprevistos futuros e manutenção do negócio.
Toda empresa precisa se planejar se o objetivo é ter um futuro promissor. É através do planejamento estratégico que se consegue administrar todos os recursos do negócio, administrar o tempo e elaborar planos para conquistar as metas desejadas.
O que o planejamento estratégico faz na verdade é ajudar o gestor a identificar quais são os problemas que podem surgir no decorrer do caminho, dessa forma, fica mais fácil encontrar formas de melhorias para que a empresa se mantenha em constante crescimento.
É preciso lembrar que a existência de um planejamento estratégico vai ajudar a empresa se preparar para os desafios e mudanças que acontecem no mercado. Ademais, permite que o controle do negócio sempre estejam na mão do gestor sem surpresas desagradáveis.
“Sucesso” é algo que toda a empresa quer alcançar a curto, médio e longo prazo. Todavia, quando se fala em estratégia, ela não trata de um plano rígido, muito pelo contrário, ela possui flexibilidade para que se possam adicionar ajustes necessário ao longo da jornada.
Imagine sua empresa no auge em tempos de vacas gordas, mas também tenha em mente que ela precisa sobreviver diante de uma crise. Empresas vencedoras são aquelas que conseguem definir uma boa estratégia para passar por todos os desafios.
Mas, infelizmente, maioria das empresas não possuem estratégias, não sabem nem onde deve direcionar todo os seus esforços. Ou seja, todos os líderes e gestores estão perdidos e não sabem por qual direção andar.
Isso é um grande perigo para seu negócio. Portanto, comece agora a pensar em fazer um planejamento estratégico. Veja o que deve ser levado em consideração!
Visão, missão e valores. Isso significa que você deve saber qual é o propósito do negócio e onde pretende chegar. Afinal, ninguém abre uma empresa para viver um dia de cada vez.
O seu negócio pode ser impacto por inúmeros agentes externos, pode ser a concorrência, demanda baixa de produto ou serviço oferecido pela empresa, preço, falta de fornecedor.
Enfim, são muitas ameaças que você como gestor precisa identificar para traçar um plano com o objetivo de não ser tão atingido a curto e a longo prazo.
Para ter o diagnóstico da sua empresa, é importante analisar o que ela possui de positivo e de negativo. Faça isso comparando ela com sua principal concorrente.
Dessa forma, terá claro o que precisa ser melhorado e o que pode receber investimento para continuar se destacando.
É a hora de definir quais são os objetivos estratégicos da empresa e pensar em um plano de ação para conquistar essas metas.
Agora, vai ficar mais fácil definir isso, afinal, você já sabe o que pode te ajudar e te impedir de chegar lá.
Trate o seu plano estratégico como a menina dos olhos, acompanhe com rigorosidade. Avalie todas as etapas e se precisar mudar algo no decorrer do caminho, faça isso.
Analise as métricas e indicadores que precisam ser definidos previamente.
Use softwares de gestão para ajudar a sua empresa ter mais eficiência no monitoramento de resultados e também, na formulação de estratégias.
Em linhas gerais, o planejamento estratégico tem o objetivo de estabelecer uma visão ampla do seu negócio, através dele, será possível traçar planos competitivos para estabelecer mais solidez para a sua empresa no mercado.
Gostou do conteúdo? Confira também: 5 dicas de organização financeira para manter a sua empresa na crise