Os princípios da contabilidade devem ser conhecidos pelos contadores e também, pelos clientes. Afinal de contas, esses fundamentos se referem a todos os cuidados que o profissional deve ter durante a execução dos seus serviços.
Isso significa que os princípios da contabilidade servem justamente para que o contador cumpra as exigências estabelecidas nas boas práticas contábeis.
A contabilidade é uma das profissões mais antigas do mundo. Existem registros de sua existência há cerca de 4.000 anos a.C.
Com o desenvolvimento das civilizações e o crescimento da população, houve uma necessidade de fazer registros das movimentações comerciais. Com o passar do tempo, a contabilidade foi passando por inúmeras transformações.
O fato é que a contabilidade possui seus princípios em prol da sociedade, e eles são bem definidos, na verdade, são 7. É justamente sobre isso que falaremos a seguir. Acompanhe!
A contabilidade é uma ferramenta importante para o controle financeiro e auxílio na gestão das empresas. Ela traz informações que norteiam seus administradores a tomar as melhores decisões para gerir o negócio.
Por sua vez, a ciência que estuda, registra, controla e interpreta fatos que acontecem com o patrimônio das empresas, também tem seus fundamentos. São eles:
Ser prudente significa ser conservador, nesse caso. Na contabilidade, quando se mensura o ativo de uma empresa, o menor valor deve ser adotado. Enquanto que na análise do passivo, o maior valor é considerado.
No patrimônio líquido, o menor valor também deve ser escolhido.
A razão disso é evitar problemas como a supervalorização do ativo e a baixa valorização do passivo.
Tomando esse cuidado, a empresa não corre risco de sofrer um descontrole financeiro. Isso é ser prudente.
Esse é um dos princípios da contabilidade que reconhece o “Patrimônio” como o objeto da contabilidade.
Toda a empresa é uma entidade, por isso, existe uma necessidade de diferenciar o patrimônio dela do patrimônio particular dos seus sócios. Isso independente de qualquer coisa, mesmo que seja uma empresa individual ou formada por um conjunto de pessoas.
Se refere a continuidade da empresa depois de aberta. De modo geral, nenhum empresário começa um negócio com dia marcado para fechar, o seu objetivo é que ela continue as operações por um tempo indeterminado.
É justamente isso que esse princípio da contabilidade aborda.
Tanto o princípio da entidade como o princípio da continuidade são considerados a base dos fundamentos da contabilidade. Afinal, não existe razão para depreciar o tempo de vida da empresa.
Dentro dos princípios da contabilidade existem dois regimes para registrar as movimentações contábeis. São eles: o regime de caixa e o regime da competência.
O regime de caixa são registrados os fatos quando um passivo é liquidado ou um ativo é recebido.
Enquanto que no regime de competência, são registrados passivos e ativos desde que o fato gerador é obtido.
Na prática, o regime da competência sinaliza a obrigação que empresa tem de pagar um passivo no próximo mês, mesmo que ainda não tenha chegado a data do pagamento, assim como receber algum ativo, sem que a data tenha chegado.
Se fosse pelo regime de caixa, esses registros só seriam feitos mediante os pagamentos ou recebimentos.
Se baseia no ato de fazer os registros contábeis no momento em que foi gerado.
O objetivo é garantir uma boa demanda de informações sobre a situação da empresa para o cenário externo, especialmente quando existem sócios acionistas.
Esse é um princípio da contabilidade que retrata a transparência e a agilidade da empresa com relação aos seus registros.
Esse princípio representa os ativos e o patrimônio líquido, indica que eles precisam ser registrados sempre pelo seu valor original ou direito, em caso de transação em países estrangeiros.
É importante salientar que o registro é feito na moeda do país e que a avaliação de variação é feita.
Os registros contábeis sempre devem apresentar as alterações do poder aquisitivo da moeda nacional.
Mas, qual é a importância dos princípios da contabilidade para as empresas?
Tanto para contadores como para as empresas, os princípios da contabilidade servem para que os registros contábeis ocorram dentro das regras.
Dessa forma, é possível mensurar o patrimônio da empresa de maneira correta. Afinal de contas, é de interesse não só dos sócios, mas dos acionistas, se houver, e também dos órgãos públicos.
Agora você já sabe o porquê desses fundamentos dentro da contabilidade.
Precisando de uma equipe de contadores especialistas que sigam os princípios da contabilidade?Conheça a Nova América em Americana-SP. A empresa trabalha de maneira transparente para oferecer todo o conhecimento aos gestores, sempre visando o crescimento do negócio. Entre em contato!
Automated page speed optimizations for fast site performance