A hora de fazer a revisão de benefícios do INSS sempre foi um exercício de muita paciência, afinal, era necessário enfrentar as longas filas físicas nas agências da Previdência. Porém, devido a pandemia da Covid 19, isso pode ser feito online.
Além de fazer as solicitações, é também possível realizar o acompanhamento dos processos em andamento e também das revisões.
Entenda mais sobre o assunto!
A revisão é uma solicitação feita por pessoas que já são seguradas do INSS, contudo, não concordam com os valores que estão recebendo.
Porém, isso só pode ser feito mediante comprovação de documentos que o INSS cometeu alguma falha no cálculo do pagamento. Geralmente isso acontece quando um determinado período de contribuição não foi incluído.
Mediante a isso, o segurado pode comprovar por meio da carteira de trabalho, onde esse determinado período está exemplificado.
O pedido de revisão de benefícios do INSS deve ser apresentado em até 10 anos após o começo do pagamento mensal, depois disso, essa ação não será mais possível.
Como as Agências do INSS estão fechadas durante o período da Pandemia, os segurados que precisam fazer isso podem usar o aplicativo do INSS.
O procedimento é bem simples, confira!
1- Baixe o aplicativo ” MEU INSS” no seu celular. Existem versões para o Google Play e App Store;
2- Para o primeiro acesso, é importante preencher seus dados e fazer algumas validações.
O aplicativo é bastante completo, portanto, vale a pena o processo. Guarde sua senha para futuras consultas.
3- Quando tiver acesso, vai encontrar no menu a opção ” revisão de benefícios”, então, clique e siga as instruções.
Geralmente será necessário tirar fotos dos documentos comprobatórios como a carteira de trabalho e outros que tenham relação com o benefício.
4- Por fim, depois de enviado, é só aguardar. Você pode realizar o acompanhamento pelo próprio aplicativo.
Para os segurados que não possuem habilidades com aplicativos, a outra opção de solicitar a revisão de benefícios do INSS é através do telefone 135. Nesse caso, é necessário ter todos os documentos em mãos, pois serão solicitados.
Ao finalizar o atendimento, anote o número de protocolo, pois ele será exigido para acompanhar o andamento do processo que também pode ser feito via telefone.
O atendimento telefônico fica disponível de Segunda a Sábado no horário das 7 da manhã as 22 horas.
A lei estabelece que o INSS possui 45 dias para fazer a análise de revisão e dar um posicionamento para o seguro. Todavia, sabemos que não é bem assim que funciona, afinal, os atrasos são muitos comuns quando se trata da Previdência.
Na prática, é importante que o cidadão esteja preparado para esperar meses por uma resposta do INSS. Isso acontece porque a fila virtual é bastante extensa.
O que pode ser feito em casos de extrema emergência como doença ou penúria financeira onde o segurado não pode esperar, é entrar com uma ação judicial. No entanto, o mesmo terá que se encarregar dos custos do processo.
Contudo, se o segurado pode esperar, é melhor, afinal, não terá que desembolsar nenhum valor e uma hora, certamente vai sair a revisão de benefícios do INSS.
Gostou do conteúdo? Confira também: Imposto de Renda: Casal deve declarar junto ou separado?