Está chegando a hora de fazer o imposto de renda 2022!
Todos os anos alguns brasileiros e empresas devem fazer a declaração do imposto de renda. Por isso, é importante ficar atento às regras e às datas para cumprir o que manda a legislação.
Vale lembrar que existe obrigatoriedade na declaração de imposto de renda pessoa física e também para pessoa jurídica. Ou seja, as empresas precisam ficar atentas.
Esse ano tem novidades na declaração do imposto de renda. O Banco Central tem um sistema instantâneo de pagamentos que já estava em uso por pessoa jurídica para pagamento de tributos e cumprimento de outras obrigações.
Esse mesmo sistema será usado para pessoa física na hora de receber a restituição que, inclusive, poderá ser via PIX.
Ainda falando em novidades na declaração do imposto de renda 2022, tem a declaração pré-preenchida. Recurso em que o contribuinte já recebe um formulário com os dados e a única coisa que ele precisa fazer é confirmar essas informações e enviar ao fisco.
No ano passado, essa opção do formulário pré-preenchido já existia, entretanto, era apenas para contribuintes que tinham o certificado digital.
A boa notícia é que em 2022, aqueles que possuem conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br já podem utilizar esse recurso.
O formulário pré-preenchido oferece muitas vantagens, pois ele facilita o serviço do contribuinte, uma vez que o portal e-CAC envia informações de deduções, rendimentos, bens, direitos, dívidas e ônus que foram repassados pelas Instituições Financeiras, Planos de Saúde e Imobiliárias.
A única coisa que o contribuinte deve fazer nesse caso é avaliar as informações e fazer alterações, caso necessário. Depois, é só enviar ao fisco, porém, é preciso ter bastante atenção para analisar se os dados estão todos corretos.
A Receita Federal começou a receber o imposto de renda em 2022 no dia 7 de março, o prazo final era até 29 de abril, mas para pessoa física foi prorrogado para 31 de maio.
As restituições começam a ser feitas no final de maio e vão até setembro.
As empresas têm até o dia 27 de julho para enviar seus rendimentos ao Leão.
Lembrando que as empresas MEI têm um regulamento diferente, o prazo encerra em 31 de Maio.
Algumas empresas, dependendo do porte, têm direito à isenção do imposto de renda. Contudo, essa informação deve ser checada na contabilidade.
Para as empresas que devem declarar o imposto de renda 2022 é obrigatório enviar todas as informações sobre movimentações fiscais e contábeis para comprovar o cumprimento dos deveres tributários da pessoa jurídica.
É importante fazer o envio da declaração do imposto de renda no prazo, pois dessa forma, a empresa certifica de que toda a legislação está sendo cumprida e sendo assim, não terá problemas com a Receita Federal.
No caso da Pessoa Jurídica, é obrigação da contabilidade fazer a declaração do imposto de renda 2022. Todavia, os gestores podem monitorar o preenchimento do formulário e o envio do documento ao fisco.
A não declaração do imposto de renda pode gerar altas multas e ainda, o risco de acusação por tentativa de ocultação de dados ou fraude.
Se a sua empresa ainda não tem uma contabilidade de confiança. Que tal conhecer a Nova América em Americana?
O escritório contábil fornece assessoria e consultoria contábil, fiscal, financeira e tributária.
Dessa forma, o seu negócio terá todo o suporte para fazer a declaração de imposto de renda e ainda, resolver todas as questões legais. Entre em contato e saiba mais!