Continuamos com os artigos sobre técnicas de controle de estoque para sua empresa!
O estoque de segurança é efetivamente o estoque de backup que você mantém disponível para cada um dos seus itens. Estoque de segurança = (Top 3 dias de melhor volume de vendas / 3) -volume de vendas diário2.
Determine o momento de reabastecer o estoque
Quando você deve fazer um novo pedido ao seu fornecedor para reabastecer o estoque de um produto? Lembre-se de considerar o tempo de espera entre o pedido de novo estoque e o fornecimento do produto para venda.
Acompanhe o histórico de vendas para prever a quantidade necessária de um produto durante um período de tempo “x”. Isso é importante para identificar itens obsoletos em seu inventário: aqueles que não foram vendidos no período do ano certo, que ficaram obsoletos ou que simplesmente param de vender. Realize promoções para conseguir capital de giro e eliminar custos de armazenamento, por exemplo. Outro detalhe envolvendo o histórico de vendas: não deixe para identificar que um produto já não vende como antes, apenas quando seu estoque estiver cheio. Acompanhe as vendas semanalmente e tente identificar os produtos que estão diminuindo nas vendas(e também os que estão aumentando). Dessa forma, você pode reduzir também seus pedidos e até acabar com o estoque de segurança (caso realmente identifique uma queda brusca nas vendas, que podem chegar a 0).
Uma das técnicas de controle de estoque que facilitam a gestão é categorizar os estoques. Por exemplo, você pode categorizar o inventário com base na:
a) rapidez com que o produto gira;
b) lucratividade;
c) principais produtos vendidos, etc. Depois que as categorias são estabelecidas mantenha a analise os dados.
Crie uma linha de comunicação próxima e profissional com seus fornecedores. Eles têm um papel importante para o funcionamento do seu negócio. Com uma boa relação, você poderá contar com o fornecedor para:
a) atender emergências;
b) renegociar prazos e pagamentos;
c) ser um parceiro para outras condições especiais
Existem praticamente 3 métodos para avaliação dos estoques:
a) Primeiro que entra é o primeiro que sai –PEPS
b) Último que entra é o primeiro que sai –UEPS
c) Média ponderada (móvel ou fixo
A Análise ABC é ótima técnica de controle de estoque para determinar quaisquer itens que precisem ser priorizados em detrimento de outros. Funciona dividindo todo o estoque disponível em três grupos -A, B e C:
Itens A: São de alto valor com baixa frequência de vendas.
Itens B: São de valor moderado com frequência de vendas moderada.
Itens C: São de baixo valor com alta frequência de vendas.
Isso quer dizer que haverá números relativamente baixos de estoque disponível para os itens A, que vão aumentar nos produtos classificados como “B” e ainda mais nos “C”. Essa classificação também ajuda na organização do estoque. Os itens C são mais populares, portanto, colocá-los mais perto da mesa de saída é uma ótima ideia.
Mesmo com a ajuda de um software de automação é preciso realizar contagens periódicas de estoque para garantir que as informações estão de acordo com a realidade. Uma opção inteligente de contagem de estoque é a contagem de ciclos, evita que você precise parar as vendas e realizar a contagem. Esse método economiza tempo, esforço e dinheiro.
Não fique postergando para implantar em sua empresa uma boa gestão de estoques, invista em sistemas de gestão, capacite seus colaboradores, com certeza isso trará bons resultados para a operação, tornando sua empresa mais competitiva e lucrativa.
#Contador, Somos Essenciais na Crise!
Automated page speed optimizations for fast site performance