A gestão empresarial é sempre um assunto de muita relevância entre os empreendedores, porém, poucos assimilam a contabilidade nessa questão. Contudo, é importante esclarecer que elas andam praticamente de mãos dadas.
Gestão e contabilidade podem se tornar um instrumento muito valioso para a empresa, seja na tomada de decisões como no ganho de vantagem competitiva.
A contabilidade deixou de ser apenas a atividade que cuida da burocracia, mas agora, ela também foca na produção de informações muito importantes para o gestor, ademais, atua na interpretação dos dados e análise de performance organizacional de uma empresa.
Além de ser um serviço obrigatório dentro das empresas para fazer cálculos, apurar impostos e outras burocracias, a contabilidade pode ser um braço direito para o gestor.
Para isso, é preciso compreender que a contabilidade e gestão empresarial andam juntas e pode ajudar o seu negócio muito mais do que imagina nas seguintes questões!
Se você já reparou, a contabilidade sempre teve um papel de destaque na gestão empresarial, pois mesmo no passado, ela coletava dados de um negócio e fazia os relatórios de demonstrativos como o DRE e o balanço patrimonial
No entanto, a diferença da atualidade é que a contabilidade passou por uma modificação muito grande. Hoje, os contadores são verdadeiros consultores e podem fazer muito mais do que apenas enviar relatórios, mas sim, analisar e interpretar os dados para os gestores.
Mediante a isso, o empresário tem maior compreensão sobre o que realmente está dando certo no seu negócio e o que não está. Dessa forma, pode tomar decisões para mudar completamente o rumo das coisas.
Essa é uma das partes mais importantes em uma gestão empresarial, afinal, um negócio sem lucros não sobrevive.
A contabilidade pode ajudar realizando um controle financeiro incluindo inúmeros dados como a análise de riscos.
Além disso, escritórios contábeis que trabalham com auditorias ainda podem fazer muito mais pela sua empresa oferecendo serviços que visam elaborar estratégias para melhorar a gestão geral do negócio.
Uma empresa saudável precisa controlar os custos, porém, é fundamental que esses indicadores econômicos sejam constantemente monitorados para analisar os dados de rentabilidade e liquidez.
Dessa forma, pode-se avaliar a capacidade de pagamento de contas do negócio, bem como, fazer o planejamento de futuros investimentos.
Se a sua empresa aliar a contabilidade com a gestão empresarial, vai perceber uma grande diferença nos resultados.
Isso acontece porque esse formato permite a visualização não só do negócio interno, mas também do interno.
O Contador Consultor tem o conhecimento de analisar as mudanças na legislação com muita antecedência e com isso, pode informar os gestores para que as devidas mudanças possam ser feitas para eliminar qualquer tipo de risco para o negócio.
A informação é a melhor estratégia para o mundo empresarial, por isso, é importante ter um aliado que possa fornecer elas em primeira mão.
Inclusive, na área fiscal, as coisas mudam constantemente, e quando isso ocorre, somente as empresas com boa assessoria podem sair ganhando com elas, pois o contador pode sugerir um novo enquadramento no regime para reduzir a carga tributária.
Diante de todas as informações sobre a contabilidade e a gestão empresarial. Procure um escritório que tenha visão gerencial para ajudar o seu negócio como a Nova América Contabilidade. Acredite, a diferença para você gestor será muito positiva!
Gostou do conteúdo? Confira também: 5 dicas extremamente úteis para sua empresa sobre controle patrimonial